Inconsistência dos dados: um dos maiores desafios frente ao eSocial

eSocial prevê uma série de regras e consistências que validam as informações e, em caso de divergência, impedem o aceite dos eventos. Frente à necessidade de reenvio, a empresa poderá perder o prazo e, consequentemente, ser notificada pelo Fisco.

Colaboradores com muito tempo de casa ou a falta de busca constante da atualização dos dados dos colaboradores podem gerar informações divergentes que, em um processo de saque de FGTS (por exemplo), pode trazer muita dor de cabeça – evitada somente com um bom saneamento da base de dados.

Para tentar diminuir esse problema, recomenda-se:

► Engajamento de todos os setores da empresa, já que as informações têm origem de diversas áreas, como RH, Sesmt, Fiscal/Contábil, Jurídico, entre outras.z

► Definição de ações e o processo de ajuste.
► Identificação das inconsistências dos dados cadastrais.
► Regularização dos atuais dados em conformidade com as tabelas e regras de campos dos leiautes do eSocial.
► Promoção de campanhas de conscientização frente a necessidade de atualização dos dados.
► Proposta de divulgação relacionada a manutenção atualizada das informações.

Para ter uma dimensão do quanto as empresas estão preparadas, o Comitê Gestor do eSocial anunciou a liberação do ambiente de produção restrita para empresas de todos os segmentos a partir do dia 01 de agosto de 2017.

Os dados enviados ao ambiente de produção restrita não terão validade legal e serão apagados antes do início da obrigatoriedade de envio. “As empresas que entrarem no eSocial em janeiro de 2018 terão de enviar toda sua massa de dados válidos até 31 de dezembro de 2017 e, as empresas que entrarem no eSocial somente em julho de 2018, terão a oportunidade de continuar testando o sistema até junho de 2018”, detalha o Gerente de Produto HCM da Senior, Ricardo Kremer.

Para ajudar as empresas a se adequarem ao eSocial, a solução Gestão de Pessoas | HCM da Senior contam com os módulos necessários para a geração das informações para o governo, como Administração de PessoalBenefíciosMedicina e Segurança. A companhia tem ainda ferramentas como Mensageria e Painel de Gestão, que permitem realizar a gestão dos colaboradores em tempo real. Como apoio aos clientes, a Senior oferece também a solução Análise de Impacto, um aplicativo que analisa a base de dados e detecta inconsistências – a verificação contempla os campos requeridos pela obrigatoriedade e as novas parametrizações exigidas pelo sistema. Como resultado, o cliente ganha um plano de ação para corrigir as informações incompatíveis. Em paralelo, a solução Gestão Empresarial | ERP extrai os documentos fiscais destinados ao eSocial de forma desvinculada das rotinas operacionais da empresa.

O investimento da Senior não se restringe apenas aos softwares. A empresa tem uma equipe de Consultoria de Processos especializada em diagnosticar rupturas nos processos e revisar a sistemática dos negócios dos clientes, bem como Treinamentos voltados ao projeto.

“O desafio é muito grande, por isso, é muito importante que os gestores não deixem para diagnosticar e adequar seus processos na última hora”, aconselha o Gerente de Produto Gestão de Pessoas da companhia, Ricardo Kremer.

Recentemente, a Senior realizou um webinar gratuito sobre a preparação para a implantação do projeto. Para assistir novamente, clique aqui.

Fonte: Senior

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