[Guia] eSocial: Conheça a obrigatoriedade e prepare sua empresa

Faltam menos de cinco meses para as primeiras empresas começarem a usar o eSocial e a pergunta que queremos fazer é: você está pronto para essa obrigatoriedade? Desde que foi lançado, em 2014, ele passou por várias alterações, inclusive em relação ao prazo para entrar oficialmente em vigor. Porém, o Comitê Gestor do eSocial disse que não haverá mais adiamentos: 1º de janeiro de 2018 é a data inicial do programa.

Com isso, você tem cerca de 150 dias para deixar todas as informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais organizadas, treinar a equipe e engajar seus trabalhadores. É necessário promover uma verdadeira mudança cultural na empresa, afinal, o eSocial altera o modelo de entrega e de consulta dos dados e insere definitivamente a tecnologia no processo.

Uma boa forma de conduzir todo esse trabalho é colocar profissionais qualificados e especialistas à frente do processo. Mas o bom andamento do processo não pode depender somente desses profissionais. A empresa toda precisa estar ciente de como vai funcionar o eSocial para cooperar com as atividades. Informações que antes podiam ser informadas uma semana ou até um mês depois de ocorrerem, por exemplo, terão que ser registradas imediatamente, como as alterações na jornada de trabalho.

Imagine que o gestor da produção de uma indústria mude cinco operadores de máquina de horário, que passam a receber adicional noturno. Se ele não repassar essas informações aos responsáveis para serem registradas no eSocial, na hora do envio da folha de pagamento o sistema não vai aceitar o arquivo, o que vai gerar desgaste da equipe e ônus para a indústria. Por isso a cooperação de todos é essencial.

O mesmo ocorre com uma atividade que precisa ser feita antes da obrigatoriedade entrar em vigor: a qualificação cadastral, que significa verificar a correspondência dos dados de cada funcionário registrado na empresa com os dados encontrados na base do governo. Assim, é possível antecipar as inconsistências e corrigi-las, evitando problemas futuros.

E como o eSocial é uma obrigação e não uma escolha, quanto antes você e sua empresa se adaptarem melhor, não é verdade? Para isso, você pode contar com sistemas que oferecem facilidades que vão ajudar em todo processo, como o ERP Radar Empresarial, que conta com funcionalidades aderentes ao programa do governo.

Para você entender de vez como serão essas mudanças, desenvolvemos o guia conceitual do eSocial. Nele, você vai encontrar orientações sobre as transformações culturais e a atuação das áreas envolvidas, as mudanças no dia a dia e a necessidade da automação dos processos. Aproveite bastante todas as informações e deixe sua empresa preparada para o eSocial!

Fonte: WK Sistemas