[E-book] A importância da transparência no terceiro setor

Por uma série de fatores, os governos não conseguem cobrir todos os segmentos e as demandas da sociedade, deixando um vácuo que abre caminho para tornar ainda mais vulnerável a vida de um enorme grupo de pessoas e temas. É nesse espaço que atuam diversas organizações sem fins lucrativos, dando atenção a várias questões importantes. Mas, para que essas entidades sobrevivam, é crucial debater e incentivar iniciativas de transparência no terceiro setor.

Por um lado, essa prática é essencial para garantir que os recursos não sejam utilizados de maneira equivocada, seja por meio de desvios, seja por erros na concepção de projetos e métodos. É uma maneira de a entidade controlar e analisar a aplicação do dinheiro, identificando pontos de melhoria e necessidades que podem não ter sido percebidas anteriormente pelos gestores.

E por outro lado está a necessidade de ter em mente a origem desses recursos, que saem de doações de empresas, da comunidade ou de repasses dos próprios governos. São, portanto, verbas externas que chegam para apoiar uma causa ou dar suporte a uma ação específica.

Ao destinar valores para uma entidade, os doadores e o próprio governo querem saber onde e como o dinheiro está sendo aplicado e qual é a eficiência das ações implementadas. E é aí que entra a necessidade de pensar na transparência do terceiro setor, pois é uma questão de sobrevivência. Sem uma forma de controlar o dinheiro e prestar contas, não há estímulo para que continuem as doações.

No e-book que preparamos sobre este tema, você vai encontrar a explicação sobre a importância de apostar na transparência e também dicas do que a organização do terceiro setor precisa ter para conquistar a confiança de quem está disposto a contribuir. Clique no botão abaixo e faça o download gratuito do material!

E em caso de dúvidas, conte com a gente! Estamos abertos para esclarecer questionamentos e continuar a discussão sobre o assunto.

Fonte: WK Sistemas